O projecto desenvolve-se em cada escola nas seguintes etapas:

_Numa turma do 11º ou 12º ano o professor de Português escolhe textos a serem trabalhados pelos actores, de preferência de entre os que, sendo parte dos conteúdos programáticos, foram trabalhados na aula;

_Os actores deslocam-se à escola e, em conjunto com professor e alunos, analisam os textos nas questões que se colocam à sua elocução e interpretação, no sentido da optimização da comunicação oral das ideias e sentidos expressos.

_Mais tarde os actores voltam à escola, assistem à leitura dos textos estudados e avaliam o resultado do trabalho, acrescentando mais alguns conhecimentos, e fazem eles a próprios a elocução.

O trabalho de investigação em desenvolvimento consiste na avaliação feita por alunos, professores e encarregados de educação do impacto das sessões na postura dos estudantes dessas turmas perante textos em Língua Portuguesa. O CIIE colabora directamente na análise dos dados a recolher.

............................................

Muitas das situações de insucesso escolar são comummente justificadas em função das dificuldades de compreensão e do gosto pela leitura o que, de acordo com vários estudos, parece ser uma realidade.

A preocupação principal deste projecto, porém, não passa pelas preocupações com o insucesso escolar em termos académicos, mas sobretudo pelas questões de iliteracia que continuam a assolar os jovens deste país e contribuem inequivocamente para uma formação incompleta das Pessoas e Cidadãos que pretendemos ser.

A inexistência de formação musical e teatral nas nossas escolas, a partir do 6º ano de escolaridade é, por exemplo, uma realidade que nos distancia bastante da maior parte dos países da Comunidade Europeia. Essa ausência conduz a falhas na formação global e integrada de cada indivíduo, que interagem com outros saberes mas, sobretudo, não permitem que se crie o gosto pela criatividade, a estimulação do imaginário, a condução à utopia, enquanto forma de estar num mundo em permanente construção.

A sedução de um jovem para a beleza de uma qualquer leitura, através do estudo da expressão oral, é uma necessidade imperiosa nas nossas escolas secundárias. E a razão de ser deste programa.

............................................

São nossos parceiros neste projecto:
Núcleo E:ETC (Expressões: Espaços e Tempos de Criatividade)
CIIE -Centro de Investigação e de Intervenção Educativas da FPCEUP (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto)
Serviço Cultural do Sindicato dos Professores do Norte